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 ANS amplia transparência sobre índices de reclamações

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança mais duas ferramentas para consulta a dados do setor de planos de saúde de forma interativa. Já estão disponíveis no portal da Agência os painéis dinâmicos Índice Geral de Reclamações (IGR) e Taxa de Resolutividade, que possibilitam o acesso a informações de uma maneira muito mais ágil e simples. Confira os dois painéis no portal www.gov.br/ans, em Assuntos > Informações e Avaliações > Índice de Reclamações.   

“O Índice Geral de Reclamações foi criado para dar mais transparência às necessidades registradas pelos consumidores que abrem suas demandas na ANS. É uma importante ferramenta de comparação para uma escolha consciente de um plano de saúde”, diz Eliane Medeiros, diretora de Fiscalização da ANS. “A Taxa de Resolutividade qualifica os dados do IGR à medida que mostra o quanto daquelas demandas mostradas no primeiro painel foram resolvidas. São dados que devem ser analisados em conjunto pelo consumidor e pela própria operadora que pode comparar seus resultados com o de seus pares e assim identificar possíveis falhas no seu processo”, destaca.   

Painel Índice Geral de Reclamações  

O Índice Geral de Reclamações (IGR) é uma medida criada pela ANS que contabiliza as reclamações de consumidores sobre operadoras de planos de saúde recebidas nos canais de atendimento da Agência. O cálculo do índice é feito de maneira que quanto menor o número do IGR, maior é a satisfação do beneficiário.    

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